Projeto criado e desenvolvido pela profª LISIANE BISCAÍNO GUEDES

Projeto criado e desenvolvido pela
profª LISIANE BISCAÍNO GUEDES

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Águas de Alvorada...

Ainda em comemoração ao Dia Mundial da Água (22 de março), os alunos do 5º ano da E.M.E.F.Profª Alice de Carvalho realizaram um estudo sobre as águas do município, que extrapolou os muros da escola.
No dia 04 de abril minha turma realizou esse passeio.
Através de um projeto desenvolvido por mim, os alunos puderam visitar a Estação de Tratamento da Água CORSAN de nossa cidade, além do Arroio Feijó e a Lagoa do Cocão.
Na CORSAN recepcionados pelo profº Jairo, os alunos tiveram oportunidade de conhecer todas as etapas de tratamento da água que abastece nossa cidade e parte da cidade de Viamão.
Visitando o Arroio Feijó foram testemunhas de que muito ainda há para fazer na questão de conscientização da população na preservação e limpeza dos nossos arroios.
Já na Lagoa do Cocão perceberam a importância de preservar uma das nossas principais atrações turísticas da cidade e valorizar o fato de que existem apenas duas lagoas naturais no Estado e uma delas está no nosso município.
Sabendo que do total da água existente no planeta, 97,5% corresponde à água salgada e o restante (2,5%) à água doce. Destes, 68,9% estão nas calotas polares, 29,9% nos reservatórios subterrâneos, e apenas 1,2% disponíveis como águas superficiais (Fonte: http://www.corsan.com.br), surge a urgência em despertar em nossas crianças a preocupação do uso racional da água, sem desperdiçá-la.
É preciso que todos tenham consciência de que a água é um recurso finito e que deve ser aproveitado adequadamente, pois água é vida!
Além disso, é preciso que os alunos entendam e sejam multiplicadores em suas casas, da importância de preservar os nossos recursos naturais, pois além das questões ambientais, a Lagoa e os arroios servem como atrativos turísticos que podem gerar valorização, turismo e renda para a nossa cidade.

Em breve fotos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário